domingo, 9 de agosto de 2015

SUSTENTEMOS O BEM

 

            Não lances o fel da censura na taça do companheiro que, pouco a pouco, desperta na caridade sublime.

*

            Recorda que o próprio dia não acorda de vez.

*

            Primeiro, tons rubros no céu anunciam as promessas da aurora.

*

            Em seguida, tênues riscos de caridade aparecem no campo do firmamento e, apenas muito depois, surge o carro solar na glória do alvorecer.

*

            Desencorajar leve impulso do bem é o mesmo que sufocar a semente que, divina e multiplicada, será, no caminho, a base de nosso pão.

*

            Se descobres validade na barulhenta virtude dos semelhantes, ensina-lhes com o próprio exemplo de tolerância e serenidade que o socorro fraterno pede o silêncio da discrição.

*

            Se alguém dá pouco aos teus olhos do muito que te parece reter, nas possibilidades do mundo, auxilia-o com a força da tua simpatia e de tua prece, para que se afeiçoe à mais ampla largueza do coração.

*

            Lembra-te de que a exibição inconveniente de hoje poderá transformar-se, mais tarde, em trabalho seguro do bem, se souberes amparar as vítimas da propaganda, ruidosa e desnecessária, e não te esqueças que a migalha de agora poderá ressurgir, depois, na forma de um tesouro de bênçãos se lhe apoiares  o movimento nos alicerces da própria compreensão.

*

            Ante o bem que se faça, faze o bem quanto possas, para que o bem pequeno se faça, junto de todos, o bem maior.

*

            Não admitas caridade no ato de reprovar a caridade que alguém se decida a fazer, porque, à frente do Cristo, somos todos depositários das riquezas da Vida Eterna e só pelo entendimento do amor, com o trabalho do amor, funcionando no auxílio a ricos e pobres, cultos e ignorantes, justos e injustos, é que chegaremos a acender a luz da mente purificada para a exaltação da Terra Melhor.

 

(Francisco Cândido Xavier por Emmanuel. in: Alma e Luz)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário